Vendas de microempreendedores crescem no último trimestre de 2022
- admsindicatobancar
- 25 de nov. de 2022
- 1 min de leitura
Segundo o índice SumUp do Microempreendedor (ISM), desenvolvido pela SumUp, as vendas dos microempreendedores e autônomos cresceram no último mês de outubro.

De acordo com um estudo feito pela própria SumUp, empresa de tecnologia e serviços financeiros, as atividades econômicas tiveram um crescimento de 5,46% quando comparado ao mês de setembro.
“Com a chegada do último trimestre do ano, essa evolução no movimento dos pequenos negócios era esperada. As principais datas que impulsionam as vendas desses empreendedores estão neste trimestre. Além disso, o número de brasileiros empregados vem aumentando, o que estimula o consumo. Por outro lado, o indicador ainda está em patamares baixos, pois o endividamento da população está alto e os níveis salariais dos trabalhadores estão abaixo do pré-pandemia” disse Lilian Parola, economista e líder da área de Mercados Capitais para a América Latina da SumUp.
Embora tenha sido um mês melhor do que setembro, o ISM teve uma queda de 19,9% quando comparado ao mesmo período (outubro) no ano de 2021.
“Para se ter uma ideia, há mais de 24,5 milhões de profissionais autônomos no País, de acordo com o IBGE. Por isso, um indicador como o ISM é tão importante, pois reflete as relações de consumo das classes mais pobres, que são a maioria da nossa população”, afirma Carlos Grieco, presidente da SumUp no Brasil.
Fonte: Valor Investe
Comments