Bancários de diversas cidades estiveram reunidos na manhã de quarta-feira (06), na Avenida Paulista, em São Paulo, em frente à sede do Banco do Brasil. O objetivo foi protestar e cobrar do banco negociação para as pautas relativas à saúde do trabalhador.
O Sindicato dos Bancários de Rio Claro e Região marcou presença e também representou a Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso de Sul (Feeb SP/MS).
Em ato público, as entidades cobraram do banco, maior empenho nas negociações com o Economus para a redução da mensalidade do plano de saúde (Feas). De acordo com os representantes, a sequência de reajustes no plano de saúde foi iniciada em 2018 e de lá para cá tem dificultado a permanência dos aposentados no plano.
Além da redução da mensalidade, entidades sindicais cobram do banco a garantia do plano de saúde para todos. Atualmente têm direito ao Cassi (Caixa Assistencial), apenas funcionários que ingressaram diretamente no Banco do Brasil. Há tempos os bancários tentam negociar o acesso ao plano também para os trabalhadores incorporados pelo Banco do Brasil (Nossa Caixa, Besc e BEP) e seus dependentes.
"Nos estamos aqui com todos os nossos problemas, mas nós estamos na luta. Não estamos só reclamando através das redes sociais, nós estamos aqui dando nosso rosto, nosso corpo e a nossa alma para defender nada menos que o nosso direito", defende Carminha, dirigente sindical do Sindicato dos Bancários de Rio Claro.
Comments