O Sindicato dos Bancários de Rio Claro e Região ganhou a liminar que proíbe a abertura das agências do Santander no sábado dia 22, data em que o banco havia anunciado uma renegociação de dívidas.
Segundo os autos “trata-se de fato notório a ameaça da variante Omicron da Covid, assim como da influenza, não necessitando maiores comentários”.
A decisão concede a tutela antecipada para proibir o Santander de abrir suas agências no dia 22/01/2022 ou em qualquer sábado ou domingo subsequente. Em caso de desobediência, o banco deverá pagar uma multa no valor de R$ 50.000,00 por trabalhador.
“O Sindicato dos Bancários está desde o começo dessa pandemia lutando para a preservação da vida e da saúde dos trabalhadores e não podemos jamais aceitar o descumprimento da legislação que proíbe a abertura das agências aos sábados”, afirmou o presidente do Sindicato dos Bancários de Rio Claro e Região, Reginaldo Breda.
Além de descumprir a legislação o banco Santander anunciou a abertura das agências sem ao menos consultar os sindicatos da categoria.
Ato esse também abordado nos autos “Não há razões de fato ou de direito que justifiquem tal medida sem a participação do sindicato dos trabalhadores”, expõe o parecer do juiz trabalhista.
“Estamos vitoriosos com a decisão e o Sindicato vai continuar atuando de forma a preservar os direitos trabalhistas dos bancários e trabalhadores em estabelecimentos bancários”, finaliza Breda.
Comments