Federação Nacional dos Bancos propõe reajuste de 65% da inflação
- admsindicatobancar
- 24 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
O Comando Nacional se reuniu na última sexta-feira (19) com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para a 12° mesa de negociação para a Campanha Nacional dos Bancários 2022.

A expectativa era que o banco apresentasse uma proposta geral condizente com os esforços da categoria.
No primeiro momento a Fenaban propôs congelar e diminuir o valor da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) a ser distribuída aos empregados.
A reunião foi pausada após o Comando rejeitar a proposta. Na sequência, os bancos retiraram a proposta da PLR e apresentaram uma opção considerada ainda pior para a categoria, com reajuste de apenas 65% da inflação acumulada entre 1º de setembro de 2021 e 31 de agosto de 2022 para o salário e todos os direitos econômicos.
De acordo com estimativas do Banco Central, a inflação é de 8,95% para o período. Já o reajuste proposto foi de 5,82%.
A proposta representa uma perda real de 2,9% para a categoria. A representação dos bancários considerou a atitude desrespeitosa e provocativa, além de destacar o esforço da categoria ao contribuir com a alta rentabilidade dos bancos.
Os bancos obtiveram um aumento de 14,4% no lucro semestral. A rentabilidade foi de 18% nos últimos 12 meses.
“Mesmo em um dos períodos mais críticos, o bancário esteve presente e contribuiu diretamente com os resultados obtidos. O que vemos hoje foi descaso para com os funcionários e retrocesso nos direitos dos trabalhadores.Esperamos que na próxima negociação seja apresentada nova proposta, adequada às expectativas e necessidades do trabalhador”, explicou Reginaldo Breda, Secretário Geral da Feeb SP/MS e presidente do Sindicato dos Bancários de Rio Claro e Região.
Lucros
O lucro total dos cinco maiores bancos do país nos seis primeiros meses de 2022, entre eles, Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander, foi de R$ 74,2 bilhões com tarifas cobradas dos seus clientes, alta de 7,5% em relação ao mesmo período de 2021.
Fonte: FEEB
Comments