Nesta terça-feira (31), bancários do Banco do Brasil receberão a Participação nos Lucros e/ou Resultados referente ao primeiro semestre de 2021.
Conforme o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos funcionários do Banco do Brasil, o pagamento da PLR ocorre 10 dias após a distribuição de dividendos, ou juros sobre capital próprio, aos acionistas, entre eles, o governo, que detém 50% das ações do BB, investidores estrangeiros com 21,5%, investidores nacionais com 28,1% e ações em tesouraria, com 0,4%. O pagamento foi antecipado após pedido do movimento sindical e está programado para ser pago no mesmo dia em que será efetuada a distribuição de dividendos aos acionistas.
Conforme a tabela com valores da Participação nos Lucros e/ou Resultados referente ao primeiro semestre de 2021, os valores totais por cargo são de R$ 7.672,68 para escriturários e R$ 8.307,49 para caixa executivo.
A PLR é uma conquista da categoria e hoje representa uma parcela grande na composição da remuneração dos bancários.
Entenda as regras da PLR do BB
A PLR do banco é composta pelo módulo Fenaban e pelo módulo BB.
Pelo módulo Fenaban, o funcionário recebe 45% do salário paradigma definido no acordo, acrescido de parcela fixa a ser definida pelo banco, para cada semestre.
O módulo BB constitui-se de uma parcela composta pela divisão entre os funcionários de 4% do lucro líquido verificado no semestre, mais uma parcela que varia conforme cumprimento do Acordo de Trabalho (ATB) ou Conexão.
Em linhas gerais, não é possível simular previamente a PLR do Banco do Brasil 2021 porque este cálculo depende de diversas variáveis que somente o banco tem as informações, como separar e distribuir o montante para os acionistas; calcular o salário paradigma e a quantidade de salários e o módulo bônus para enfim, fazer o pagamento da PLR.
Veja abaixo a tabela dos valores que serão pagos aos escriturários e aos caixas.
Fonte: FEEB-SPMS
Comments